Mandaguari esta pronta para Prova Brasil que será realizada entre os dias 07 e 18 de novembro

06/11/2011 20:51
Os alunos da 4ª e 8ª séries (5ª e 9ª anos) do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio respondem questões de matemática (resolução de problemas) e língua portuguesa (leitura e interpretação de texto), além do questionário socioeconômico com o qual são fornecidas informações que possam estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também podem responder aos questionários, que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Este ano a Prova Brasil será nominal e com código de barras, e todas as escolas receberão uma reserva técnica para casos em que há mudança de matrícula. O Paraná realizará a prova nos 399 municípios, contemplando mais de 4,5 mil escolas da rede estadual e municipal de educação e mais de 280 mil alunos serão avaliados.

Os resultados mensurados contribuem para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios e escolas. A partir destas informações, o Ministério da Educação (MEC), junto com secretarias estaduais e municipais de Educação, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Os dados também estão disponíveis à sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. Cabe à SEED acompanhar e supervisionar a aplicação da prova, além de elaborar o material de divulgação dos resultados.