Conjunto residêncial recebe nome de ex-prefeito e Vereador Jair Alipio Costa ( VEJA AS FOTOS)

01/09/2011 22:21

  

Solenidade carregada de emoção e com sabor de missão cumprida marcou na tarde desta quinta-feira (1º) a entrega das chaves das casas para as 72 famílias que passarão a formar o mais novo bairro de Mandaguari: O Conjunto Residencial “Jair Alípio Costa”, um empreendimento que teve um custo total de R$ 2.403.120,00, na modalidade de hipoteca, n uma parceria entre a Prefeitura, Governo Federal, através da Cohapar e Governo Federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal.

         O prefeito Cileninho, o vice Cláudio Fachini e o presidente da Câmara Municipal, Alécio Bento da Silva Filho, recepcionaram o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, que fez questão de prestigiar a inauguração. O  deputado estadual Evandro Júnior, também prestigiou a solenidade, que contou com a presença de lideranças locais e representantes de órgãos estaduais em Maringá, além de Djalma Timóteo da Silva e Douglas Carneiro, gerente e subgerente da Cohapar na Cidade Canção. A Caixa Econômica Federal estava representada pelo gerente de Habitação, Paulo Marinho.

         Da família do homenageado com o nome do conjunto estiveram presentes a viúva, Sabina Cassitas Costa e Oe filhos Jair Alípio Costa Júnior e Marco Alípio Costa, vereador em Mandaguari

O presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), Fernando Brambilla, também esteve presente ao lado dos prefeitos Ailton Buso de Oliveira, de Cruzeiro do Sul e Manoel Abrantes Neto, o “Nelinho”, de Iguaraçu.

O prefeito Cileninho lembrou da luta travada para a construção do conjunto. “Desde 2006, quando disponibilizamos o terreno até chegar aqui, foram muitas idas e vindas, paralisações da obra e outros obstáculos, mas com a união a confiança de que tudo iria dar certo e o apoio que encontramos no atual Governo, a missão está cumprida”, frisou, acrescentando que “esta região vem passando por uma verdadeira transformação, com obras da Prefeitura e dos governos Estadual e Federal”, citando com exemplos uma escola, a super-creche, Biblioteca Cidadã, Fórum Eleitoral, Agência da Previdência e ainda outras 56 casas já entregues e um parque industrial com 48 empresas.

O vice-prefeito Cláudio Fachini destacou a visão da administração na escolha do terreno e na realização da obra. “Participamos do processo e temos a certeza de que a escolha foi correta e valeu o que foi feito pelo município, já que estamos hoje numa área valorizada”, frisou.

Para o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, tratou-se de um momento especial. “O dia de hoje, com certeza, na vida destas 72 famílias estará marcado para sempre. Ele destacou também a liderança do prefeito Cileninho e o prestígio junto ao Governo do estado. “Um líder na região e companheiro de primeira hora do governador Beto Richa, que deu grande contribuição para que mais este sonho seja realizado”.

Em nome dos mutuários, o presidente Associação de Moradores que administrou diretamente a obra, Wanderson Guiraldelli, o “Coxinha”, também destacou a persistência de todos diante das dificuldades encontradas. “Cada um daqueles que estão presentes, ajudou a plantar um pedacinho de tijolo para construir este bairro, que deixa de ser um sonho e se transforma em realidade”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Alécio Bento da Silva Filho, destacou que “este sonho não se realizaria porque todos trabalharam com seriedade, competência, pensando na população de Mandaguari e foi o que aconteceu com o prefeito Cileninho, que trabalhou juntamente com a Câmara Municipal para que este sonho fosse realizado”.

Jair Alípio Costa (19/9/1929 - 17/9/2007) nasceu na cidade de
Ibirarema (SP), filho de José Alípio Costa e Francisca Cândida de Jesus, católico fervoroso, chegou a Mandaguari em 1951, atraído pelo café e o comércio. Casou-se com Sabina Cassitas Costa em 1948, com quem teve três
filhos: José Máximo Costa, Jair Alípio Costa Júnior e Marco Alípio Costa.

Foi presidente do Internato Rural entre os anos de 1964 e 1971 e
ajudou a fundar a Escola Profissional Paroquial Nossa Senhora Aparecida,
além de participar da diretoria do MEC (Mandaguari Esporte Clube). Pertenceu
ao Clube Recreativo e Rotary Clube.

Jair Alípio Costa foi prefeito de Mandaguari na gestão 1969/1973,
tendo com destaque na sua administração acabar com o chamado buracão nas
imediações de onde hoje está localizado o ginásio de esportes Xanduzão, com a utilização de mais de 5 mil caminhões de terra; construiu a APAE e a Praça Tiradentes, trouxe a Ciretran e a Sanepar para Mandaguari, além de construir
duas escolas.

Na Câmara Municipal exerceu seis mandatos entre os anos nas décadas
de 60, 70, 80, 90, sendo os dois últimos entre 2001 e 2007, ano que veio a
falecer em pleno mandato.

Na vida empresarial foi proprietário da loja Pavilhão dos Vidros
por 54 anos, juntamente com sua esposa Sabina Cassitas Costa. Foi presidente
da Associação de Aposentados e Pensionistas de Mandaguari desde 1988 e
construiu o salão dos aposentados no Jardim Cristina.

Teve  morador que foi  ja para cerimônia com caminhão carregado com a mudança.