Secretaria da Educação incentiva a reciclagem

03/10/2011 11:14

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Mandaguari entregou no dia 27 de setembro último dez composteiras para três escolas municipais (Walter Antunes Pereira, Francisco Romagnole Junior e Yolanda Cercal da Silva).

O Objetivo do projeto é iniciar um processo de transformação na destinação do lixo produzido na cidade. A compostagem é a reciclagem da matéria organiza de origem vegetal e animal (facilmente putrescível), como por exemplo, restos de comida, podas de árvores, folhas, entre outros. Estes resíduos são transformados em um produto denominado de composto ou adubo.

As escolas, que servem merenda às crianças, fazem parte da primeira parte do projeto que está apenas no início, já que o objetivo principal é conscientizar a população mandaguariense que todos precisam dar destinação correta ao lixo produzido em casa.

Com a compostagem doméstica é possível diminuir o volume de material que é destinado ao aterro sanitário, que hoje significa 60% dói volume. Segundo especialistas, seria destinado ao aterro somente o rejeito que é o lixo de banheiro. “Assim teremos o ciclo de reciclagem completo com a coleta seletiva do material reciclável, a compostagem dos alimentos e o rejeito no aterro sanitário.

As composteiras foram criadas pelos empresários Bruno Caczan e Rovanildo José da Costa, de Arapongas. Para os interessados em mais informações, basta enviar e-mail para: brunocaczan@hotmail.com.