Peças natalinas confeccionadas com garrafas pet feita por detentos de Mandaguari começam a enfeitar praças

22/11/2011 18:18

A cidade de Mandaguari vai estar mais enfeitada neste final de ano. A decoração natalina está recebendo uma contribuição de pessoas que não terão ceia, nem família ao redor na noite de Natal: os detentos. São 25 presos que fazem parte do projeto de ressocialização da delegacia do município envolvidos com a produção de árvores natalinas, sinos, bonecos de neve, cajados, laços, bolas. Tudo confeccionado em estrutura de ferro, tela de arame e garrafas plásticas. Os já estão  instalados em praças e ruas centrais . Mas na cadeia o clima entre os presos é de tranquilidade e solidariedade. Os detentos foram colocados na fabricação dos enfeites pela prefeitura, que subsidia atividades de ressocialização.
 No ano passado eles já ajudaram, reformando os enfeites, hoje fabricam novos. A solicitação foi feita pelo prefeito Cillênyo Pessoa Pereira Júnior (PP) que, com a autorização do Judiciário e Ministério Público e apoio de empresários, implantou o projeto. “Ele elaborou uns enfeites, viu alguns modelos e nos enviou, e os presos fazem”, conta o superintendente da delegacia de Mandaguari, Cláudio Vicente de Faria.
Há dois anos, desde que uma oficina de trabalhos manuais foi instalada, não aconteceram mais tentativas de fuga ou motim. Apesar de a cadeia estar com 73 presos, o dobro de sua capacidade, há mais tranquilidade na carceragem. Para os participantes, fazer os enfeites que a comunidade vai apreciar é um estímulo. “Meus filhos poderão desfrutar e dizer para os outros que foi o pai deles quem fez. Mesmo eu não podendo ir ver, é gratificante imaginar que as pessoas vão se sentir felizes com os enfeites”, disse o presidiário, Altevir Aparecido de Almeida, 37.

Mesmo com estrutura modesta para ressocialização, o trabalho tem dado resultado. “O clima aqui melhorou muito. Os demais presos que não participam do projeto procuram ter bom comportamento, para também para virem para cá”, diz o superintendente da delegacia de Mandaguari, Cláudio Vicente de Faria.

Veja como ficaram os enfeites que já estão nas praças de Mandaguari.