Mandaguari prepara estrutura para regional dos Jogos Escolares

20/03/2012 14:03

No ano de 2007 Mandaguari sediou pela primeira vez uma competição oficial do Governo do Estado. Foi a fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná, colocando o município no cenário esportivo estadual. Nos anos seguintes sediou as fases regionais dos Jogos da Juventude, Abertos do Paraná e ainda os Jogos Universitários.

         E cinco anos depois, o município vai sediar mais uma vez a fase regional da competição estudantil, que mudou de nome para Jogos Escolares do Paraná, na sua 59ª edição, que será disputada entre os dias 27 de abril e 3 de maio próximos, quando serão reunidos mais de 2 mil atletas de até 17 anos de toda região do Núcleo Regional de Ensino de Maringá. Os jogos são uma realização das secretarias de Estado da educação e do Esporte e da Secretaria Municipal da Educação, Esportes e Lazer de Mandaguari, através do Departamento de Esportes.

FAZENDO HISTÓRIA - A primeira edição destes jogos, foi um grande desafio para a administração, que teve de correr contra o tempo para adequar praças esportivas que estavam abandonadas. O esforço valeu. Mandaguari foi elogiada por todos os participantes daquela competição e se credenciou para sediar mais três regionais seguidas: Juventude 2008, Aberto 2009 e Universitários 2010.

         E hoje o município possui vários locais aptos para competições oficiais, com a reforma dos ginásios Xanduzão e do Jardim Progresso, a transformação da quadra coberta em ginásio de esportes na Escola Municipal Walter Antunes Pereira, a construção do ginásio de esportes do Jardim Esplanada e das quadras cobertas da Escola Estadual José Luiz Gori e da Escola Municipal Yolanda Cercal.