Mandaguari é a 16ª no Estado e a primeira da Amusep na geração de empregos

24/07/2012 12:20

Os números do mês de junho de 2012 foram divulgados neste começo de semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Entre os municípios paranaenses com mais de 30 mil habitantes, Mandaguari ocupa a 16ª no saldo do emprego. Já entre os 30 municípios da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), ocupa a primeira colocação, superando, inclusive Maringá, que obteve saldo de negativo de 156 vagas, contra um saldo positivo de 84 vagas de Mandaguari.

         De acordo com o balanço do mês de junho do Caged, Mandaguari criou 299 vagas e registrou 215 desligamentos, resultando num saldo positivo de 84 vagas com carteira assinada, o que representa uma variável positiva de 1,11%. No primeiro semestre deste ano o saldo foi de 564 postos de trabalho, com variável positiva de 7,93%. Foram criadas 2.147 vagas nos primeiros seis meses de 2012, contra 1.951 no mesmo período de 2011, representando um crescimento de 10%.

         No mês de junho deste ano, o setor que mais vagas abriu foi o da indústria da transformação, com 163 postos, seguido do comércio (72), serviços (31), construção civil (20), agropecuária (12) e extrativo mineral (1).       

Mandaguari acompanha o bom desempenho do Paraná, que foi o terceiro estado que mais gerou vagas de emprego, em termos absolutos, no primeiro semestre de 2012. Foram criadas 89.121 vagas de emprego formal, um crescimento de 3,56% em relação ao estoque de assalariados em dezembro de 2011. Apenas os estados de São Paulo e Minas Gerais superaram o desempenho paranaense, com a criação de 335.980 postos e 179.074 vagas, respectivamente.

         GERAÇÃO DE EMPREGOS – Vários fatores colaboram para que os números se apresentem positivo na área de empregos em Mandaguari. O Parque Industrial III, inaugurado recentemente, já está abrigando cerca de 20 empresas, de um total de 46 que estão previstas para o local, é um deles. As empresas locais também estão investindo na ampliação, como são os exemplos da Minorgan, Prorelax, IABV, entre outras. Até o final do ano a Cocari a Ramagnole também terão investimentos na modernização e ampliação. Somente no abatedouro de aves da cooperativa, localizado na saída para Jandaia do Sul, cerca de mil empregos diretos devem ser gerados até o final do ano.

         CONDIÇÕES – O município tem colaborado e proporcionado condições para este crescimento. Os parques industriais I e II, que ficaram sem asfalto por 20 anos, agora contam com este benefício, graças a uma parceria entre o município e a iniciativa privada. A Prefeitura e a Câmara Municipal também são parceiros dos empresários na aprovação de projetos de incentivos fiscais.

         A instalação do Bombeiro Comunitário logo no início da primeira gestão garante mais segurança para as empresas, que levam a sério o fator segurança no trabalho. Além disso, parcerias com a Aceman (Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari) e a ARD (Agência Regional de Desenvolvimento), têm colaborado para este desenvolvimento.

         OBRAS – Por outro lado, as diversas obras públicas e do setor privado em andamento também gera empregos diretos e indiretos. Um dos exemplos da área privada é a construção do contorno Sul de Mandaguari, que absorve mão de obra local e gera impostos para o município, com um investimento de cerca de R$ 90 milhões.

         AGÊNCIA DO TRABALHADOR – Já de acordo com a Agência do Trabalhador local, neste começo de semana estão sendo oferecidas 374 vagas em diversos setores da economia do município. “Estamos vivendo há vários meses o pleno emprego”, enfatiza o prefeito Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior, o “Cileninho”.