Fonoaudióloga mandaguariense vai apresentar trabalho em congresso sul-brasileiro

20/09/2011 11:16

 

Fonoaudióloga mandaguariense vai apresentar trabalho em congresso sul-brasileiro

  A Fonoaudióloga Alexsandra Pontes (foto), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Mandaguari, apresentará seu artigo como Pôster Eletrônico no IV Congresso Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia, que acontecerá no dia 30 de Setembro de 2011 em Balneário Camboriu (SC). O artigo cujo título é “Aquisição de Linguagem: Visão dos Cuidadores”, foi realizado no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Casa da Amizade.

            Confira abaixo o resumo do artigo que será apresentado:

 

AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: VISÃO DOS CUIDADORES

*Pontes, Alexsandra; **Guirello-Pires, Carla - Instituto da Voz

 

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção das educadoras de escola infantil sobre o processo de aquisição de linguagem visando à elaboração de um programa de orientação.

Método: Nove educadoras participaram do estudo, as quais foram selecionadas no Centro Municipal de Educação Infantil Casa da Amizade, em seguida foram contatadas pessoalmente pela pesquisadora, foi explicado como a pesquisa seria desenvolvida e que assistiriam a quatro palestras de orientação semanalmente e se concordariam em participar, então assinaram o TCLE e responderam a um questionário aberto contendo seis perguntas, após dois meses as palestras foram realizadas. Um mês após as orientações oferecidas por meio de palestras o questionário pós-palestra foi aplicado contendo sete perguntas com o interesse de observar se as educadoras realizaram um trabalho efetivo depois que aprenderam claramente como ocorre à aquisição de linguagem da criança.

Resultados: A análise dos dados se deu de forma qualitativa e quantitativa. Os questionários foram verificados individualmente e suas respostas foram classificadas em tabelas obtendo resultados positivos.

Conclusão: Embora a pesquisa tenha ocorrido num breve espaço de tempo, “dois meses, considero que os resultados foram positivos, no sentido de entender o que é linguagem e atuar sobre ela. Acreditando que para haver uma mudança efetiva e permanente destas profissionais, seria necessário um tempo maior, aproximadamente um ano de envolvimento e participação trabalhando também a prática nesta área. Com relação aos sujeitos mais jovens e que estão ingressando agora na profissão, tiveram um olhar diferenciado e suas respostas foram modificadas no questionário pós-palestra.