Falta vacina e sobra fila

21/07/2012 09:01

Centenas de pessoas procuram nesta sexta-feira (20) a Secretaria de Saúde de  Maringá, para garantir uma dose da vacina contra a gripe A, enviada pelo Ministério da Saúde. Uma fila imensa se formou na porta do órgão e a rua teve que ser interditada.

A distribuição de seis mil doses da vacina foi aberta nesta manhã a toda a comunidade, por ordem de chegada. O problema é que a procura foi maior do que o estoque e, assim que as senhas acabaram, começou a confusão.

Nos postos de saúde da cidade, a situação não foi diferente. Moradores saíram de casa de madrugada para tentar se vacinar. “Eu cheguei aqui às 4h30. Resolvi chegar cedo para garantir a minha vacina e da minha filha”, contou a gerente administrativa Daniele Felix. Às 8h, algumas unidades já não tinham mais doses e muitos moradores voltaram para casa sem a imunização.

A corrida pelas vacinas foi motivada pelo grande número de casos da gripe A no estado. Em todo Paraná são mais de 760 casos confirmados da doença e 23 mortes. “É assustadora porque mata. Não é uma coisinha que você toma um remedinho e passa, a gripe mata”, disse a doméstica Lecimeire Aparecida de Amorim, enquanto aguardava na fila pela imunização.

G1 notícias