Culturas Perenes é tema de Dia de Campo da Cocari

26/03/2012 18:19

ia 28 de março os produtores cooperados da Cocari têm encontro marcado no Centro Tecnológico da cooperativa para mais um Dia de Campo de Culturas Perenes, que abordará as culturas de café, laranja, eucalipto e pastagem.

 

Café - Nesta edição do dia de campo, no que se refere ao cultivo do café, o destaque é para a mecanização da lavoura, em função da escassez da mão-de-obra enfrentada pelos produtores. Com o tema Eficiência na Irrigação por Gotejamento no Cafeeiro, a palestra, que será apresentada pelo engenheiro agrícola da empresa Hidro Sistemas, Marcio Ronaldo Coelho, visa o aumento da produtividade e da sustentabilidade, sempre com o objetivo de oferecer alternativas para que o cafeicultor possa se manter na atividade com lucratividade.

 

Laranja e eucalipto - Ainda com foco em culturas perenes, Fabio Mulati, engenheiro agrônomo da Cocari, fará palestras sobre o Projeto Laranja da Cocari e o plantio de eucalipto na área de ação da cooperativa, duas culturas altamente rentáveis, que têm se apresentado como excelentes opções de diversificação das propriedades.

 

Novidades em pastagem - Este ano, a novidade será a palestra sobre pastagem, com José Gustavo Monteiro Minguetto, médico veterinário da Cocari, que vai falar sobre as vantagens financeiras de se ter uma pastagem bem conduzida e que tipos de capim o produtor deve plantar. A vitrine de capins que estará em demonstração no Centro Tecnológico Cocari (CTC) é uma excelente oportunidade para que o produtor veja o crescimento e as possibilidades de mercado para esta cultura e as compensações de se investir melhor na produção.

A pastagem entra também no sistema de rotação de culturas como uma das mais modernas que existem. Quando o produtor faz opção de colocar pastagem no sistema de rotação de culturas, intercalando com soja, milho, trigo e adubação verde, melhora a qualidade do solo e promove a sustentabilidade com longevidade das culturas e mais rendimento para a atividade.

 

Serão 12 estações para visitação, montadas no CTC, além de exposição de máquinas e implementos agrícolas.

 

 

Serviço: Dia de Campo – Culturas Perenes

Data: 28 de março de 2012

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Centro Tecnológico Cocari

Rodovia BR 376 – KM 395 – Mandaguari-PR