Ações da Secretaria de Saúde na semana de prevenção às drogas (Previda)

03/07/2012 13:42

No último 26 de junho foi lembrado o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. No Brasil as últimas décadas têm sido marcadas pelo crescente uso e abuso de substância psicoativas gerando diversos riscos tanto para os usuários quanto para a sociedade como um todo.

Frente a esse quadro, novas políticas têm surgido com o intuito minimizar esses danos, baseando-se em novas estratégias, programas, projetos que, de alguma maneira, reduza a chegada ou iniciação às drogas, bem como melhorar a qualidade e abrangência dos programas de tratamento e recuperação de vidas.

No município de Mandaguari, o CAPS I é tido como referência no Tratamento, e Recuperação, tem como objetivo garantir e promover ações para que a sociedade (incluindo os usuários, dependentes, familiares e populações específicas), possam assumir com responsabilidade ética, o tra­tamento, a recuperação e a reinserção social, é apoiado técnica e financeiramente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além de todo o trabalho realizado diariamente, no tratamento e recuperação dos dependentes químicos, através de atendimentos individuais, grupais, visitas domiciliares, internações em Hospitais para desintoxicação e encaminhamentos para organizações não governamentais como as comunidades terapêuticas em especial na semana do dia 25/06 a 29/06/2012, a equipe do CAPS I, percorreu as escolas estaduais, municipais e particulares que atendem adolescentes com o objetivo de divulgar o trabalho realizado no município e conscientizar sobre a importância do combate às drogas. Os estudantes ganharam um marca páginas com mensagens de prevenção ao uso de drogas.

A Redução dos Danos Sociais e a Saúde tem como Orientação a promoção de estratégias e ações de redução de danos, voltadas para a saúde pública e direitos humanos, deve ser realizada de forma articulada inter e intra-setorial, visando à redução dos riscos, das consequências adversas e dos danos associados ao uso de álcool e outras drogas para a pessoa, a família e a sociedade, assim nas Unidades Básicas de Saúde, a Psicóloga Renata Betioli Basseto Pastor irá promover palestras de orientação aos pais de prevenção ao uso de drogas. Nas palestras será ressaltada a importância da família no desenvolvimento de filhos mais saudáveis emocionalmente, de maneira a reduzir as chances de virem a usar álcool, cigarros e outras drogas.

A Secretaria Municipal de Saúde e sua Equipe de trabalho acredita que o acesso às diferentes modalidades de tratamento e recuperação, reinserção social e ocupacional deve ser identificado, qualificado e garantido como um processo contínuo de esforços disponibi­lizados, de forma permanente, para os usuários, dependentes e seus familiares e conta com a necessidade de ações severas para repressão do tráfico de drogas.